Criando seu blog

criando um blog
Imagem de rawpixel por Pixabay

Não existe nenhum tipo de dificuldade para se criar um blog, na verdade é a coisa mais simples que pode existir na internet, é um dos meios de comunicação virtual mais simples de se trabalhar.

Mas a sua simplicidade não desmerece o mecanismo de forma alguma, é uma ótima arma para se utilizar para divulgação de várias marcar, ou até mesmo para uso pessoal. Como já tem o significa de diário online no nome, muitos autores utilizam o mecanismo justamente para esse tipo de função.

Muitas pessoas até pensam em criar um blog, mas acabam desistindo por questão do tempo, por não possuírem conhecimento ou até mesmo alguém que faça a manutenção do blog.

Mas a questão é que estamos vivendo em um mundo que a presença da dos objetos e ferramentas online não são mais aquelas promessas para o futuro, mais sim um fato registrado e que está sendo vivido aqui e agora.

O blog se torna um mecanismo de divulgação e postagens de vídeos, textos, imagens, áudios, e é muito simples a criação deste mecanismo de comunicação, basta ter entendimento de todos os passos.

DOMÍNIO

O é o primeiro passo para quem está querendo entrar no mundo do blog, todas as pessoas que está pensando em se tornar blogueiro. Primeiro entenda que o domínio e o endereço não são as mesmas coisas.

  • O domínio seria uma sequência de caracteres que iram dar a identificação para um site especifico.
  • O endereço é uma sequência que acaba apontando para um site especifico.

Dando um exemplo seria assim, se você já possui um domínio “tudodaempresa.com.br” você terá o direito e a possibilidade de escolher um endereço para o blog, que poderia ser “blog.tudodaempresa.com.br” ou “tudodaempresa.com.br/blog”.

Mas se você ainda não possui um domínio e está interessado em adquirir entenda melhor como fazer a criação de um, quais as melhores formas de escolher um bom domínio, clicando no link, criando um domínio.

HOSPEDAGEM

Hospedagem
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Depois de ter criado o seu domínio, você estará passando para outro passo que é a hospedagem, que é colocado como a construção de uma casa online. E para ter uma hospedagem você precisara adquiri um servidor.

A hospedagem de um blog ou site é uma espécie de serviço que irá permiti que o seu blog e postagens sejam publicados em um servidor, desta forma o blog e seus arquivos ficaram disponíveis na web, e essa disponibilidade será para todo o mundo.

Para ter um melhor entendimento do que seria uma hospedagem e quais as melhores que existem entre no link hospedagens para blog.

Sempre que for fazer a escolha de uma hospedagem, host é importante levar alguns pontos em consideração, como o preço, avaliação dos consumidores e o suporte.

Não escolha o mais barato mais o que dentro de suas pesquisas se encaixem melhor para te atender, vale apena pagar um pouco a mais, se for levar em consideração qualidade e benefícios.

Nem tudo na vida deve ser visto pelo mais barato o que cabe melhor no bolso, por que muitas vezes o que é aparentemente mais barato, pode ficar apenas na aparência mesmo, e no final sair mais caro do que você imaginava, e a funcionalidade pode não gerar a repercussão que você precise.

INSTALAÇÃO

Depois que já tiver com o domínio escolhido, e a acertado a hospedagem, faltara efetuar a instalação, e a forma de cada instalação irá depender de cada hospedagem que você tiver escolhido.

  • Baixe a última versão do host escolhido
  • Crie o banco de dados
  • Faça o upload de seus arquivos
  • Instale o programa
  • Finalize as últimas funções

DASHBOARD

dashboard
Imagem de Werner Moser por Pixabay

Vamos fingir que você fez a escolha de utilizar o WordPress, que é um dos mais utilizados por muitas empresas e blogs independentes.

No final da instalação aparecera uma página muito parecida com esta:

Essa é a tela inicial, ela aparecerá no seu primeiro contato com o blog, tipo uma página de boas-vindas, e existem alguns pontos principais a serem seguidos, como:

WIDGET

Neste ponto existira algumas funções que precisaram de sua atenção, de forma padrão já dará início trabalhando com.

  • Bem-vindo (Welcome) – irá mostrar alguns atalhos para ações como personalização de seu tema, adicionar pagina ou ler tutorial e algumas guias.
  • Agora (At a glance) – será o sumario do conteúdo do seu blog, você terá a oportunidade de clicar em qualquer indicador, para ir até a área que esta desejando, seja comentários, páginas ou posts.
  • Atividades (Activity) – irá mostras todas as suas publicações recentes, até mesmo as que esta agendadas, a parte mais importante deste ponto é o feed de comentários, que te dá a possibilidade de moderar a interação com o público diretamente.
  • Rascunho (Quick Draft) – quando você tem uma ideia mais não tem certeza de como desenvolve-la, anote nesta parte rapidamente, esta ideia ficara salva e depois você pode desenvolver e dar continuidade a postagem.

PLUGINS INTERESSANTES

Depois de entender tudo, fazer todos os passos, já deve ter o interesse de dar algumas funcionalidades para o seu blog.

Mas sempre é importante lembrar que o blog pode ser como um celular, quanto mais coisas tiver mais lento ele ficara, então quando for instalar algo para o seu blog, escolha tudo com muita sabedoria para não gerar lentidão para abrir.

A lentidão irá prejudicar a experiência do usuário e com o tempo também seu ranqueamento também será prejudicado. Não existe uma lista que informe quais são os melhores ou os piores plugins para serem instalados, tudo depende do objetivo que você está querendo para o seu blog.

Tendo esses entendimentos o melhor agora e começar a busca do melhor para o seu blog, começar as instalações necessárias para se tornar um blogueiro profissional.

Lembrando que sempre a seriedade deve ser mantida no blog, mesmo que o assunto a ser abordado seja algo mais cômico, como um blog sobre fofoca, entre outras a seriedade o foco, dentro do que você deseja apresentar dever ser mantido, por que assim todos os expectadores iram perceber que seu blog não é algo amador mais sim um trabalho profissional com objetivos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseRussianSpanish